segunda-feira, 23 de março de 2009

Os Checos...O Carlos...A Efacec.

É tido em conta por toda a gente, de uma maneira ou de outra, a frieza de ser e de estar do pessoal da Europa Central, Europa de Leste e Europa do Norte.

Eu também sempre partilhei da mesma opinião até mais ou menos inícios de Agosto, data em que iniciei a minha jornada de Erasmus na Estónia, que, de certo modo levou a que me encontre em Praga neste momento....
A pensar desta maneira, vamos ver onde me vou encontrar daqui a 2 anos....quem sabe no Djibuti... :) para quem não sabe, este país existe mesmo...podem consultar na wikipédia. (como sou mt generoso e gosto de tornar as pessoas mais cultas,basta clicarem no nome que o link tá activo :))

Voltando ao assunto em questão....

Na altura em que fui e estive na Estónia, do primeiro ao ultimo dia deparei-me com episódios que tem tendência a repetir-se aqui em Praga.
Basicamente quero dizer que nunca se sabe que tipo de pessoas podemos encontrar. Pessoalmente já vi e já passei por varias situações que me deixaram sem saber o que dizer ou até mesmo o que pensar.
Exemplo disso temos o pessoal, por exemplo nos restaurantes são antipáticos como tudo e em vez de ser o cliente a ter razão, fazem finca pé pra provar que eles é q tem razão. Digo isto, pq por exemplo, um empregado uma vez, após se ter enganado a trazer o pedido que eu tinha feito, tava a reclamar a dizer que eu é q tinha pedido a comida errada...onde é q já se viu disto pah?
Outro exemplo, mas isso é mais de chulos é o facto de se aproveitarem de tudo o que é turista... desde porem na conta, escrito à mão o valor da gorjeta que temos que deixar, desde pedirmos a conta, a mesma ser feita a mão a nossa beira, e dp de se pedir o recibo, ver a atrapalhação da empregada a tentar arranjar argumento para a não ter de dar, mas dp de mt insistir lá conseguimos e aparentemente conseguimos desconto pq de facto o preço a pagar era menor...lolll...
Os taxistas nem se fala, e estou seriamente a pensar mudar de profissão visto que a maior parte das vezes, principalmente à noite gostam de cobrar a tarifa de 5 euros por km,enfim.....
Episódios tristes aparte, deparei-me com uma cena que me deixou deveras pensativo.
Era quarta - feira da ultima semana em que o Carlos ia ficar em Praga e consequentemente o ultimo dia no escritório. Após o Carlos me dar indicações acerca de pormenores do trabalho que eventualmente viria a desempenhar.....lol... mas pronto...adiante...veio a Milena, economista aqui na Efacec, lembrar-me o facto, iria haver jantar na empresa como surpresa de despedida para o Carlos.
Achei a situação interessante, pensei até q não era normal e que seria uma pequena formalidade nada de especial e que ainda dava para ir ao encontro que tinha nessa noite, mas que eventualmente tive de desmarcar :P
Para minha surpresa encontramos a mesa de reuniões repleta de coisas para comer e beber...é certo que era tudo a base de petiscos mas coitados...n peçam mt da cozinha checa :D....
Foi uma cerimonia mt Bonita e, sinceramente senti uma lágrima no canto do olho ...;( juntaram.se todos e ofereceram presentes de despedida ao xabalo assim como um discurso de agradecimento por ter estado com eles durante 9 meses. A sério, foi algo muito sentido que não me parece haver em mts locais de trabalho que eu tenha ouvido falar, tanto em Portugal tanto nesse grande país que é o estrangeiro.
Após os presente, bora ao que interessa....tivemos das 7 até à meia noite a comer e beber, mas acreditem que não era sumo....começou com vinho, português :D, e acabou com cerveja e uma espécie de aguardente caseira...
Como não sabia se era de bom tom recusar a oferta de bebida tentei acompanhar os meus chefes e colegas de trabalho....(pormenor....só são maiores que eu assim pro bastante e com um peso a rondar vá lá...103 kg...este é valor encontra-se actualizado visto que o peso duns e doutros foi tema de conversa aqui à dias...lolll.... no comments :P)

Ora bem....podem imaginar que ao fim de duas horas já n estava de facto nas melhores condições... os olhos pisqueiros, o cansaço de um árduo dia de trabalho :P, combinado com a bebida posso dizer que foi uma festa difícil :P...mas mantive-me bravo e não vacilei...acho que ganhei respeito naquela noite :P

No entanto quero aqui evidenciar que de facto nunca pensei encontrar tanta amizade e calor humano entre colegas de trabalho, principalmente num país em que existem os estereótipos que existem...de facto o ambiente aqui assemelha-se ao de uma família... o que me deixa de facto bastante agradado e feliz :)
Algumas fotos ficam aqui publicadas para terem uma ideia do que estou a falar....




Sem comentários:

Enviar um comentário